Costela de Porco com Chutney de Maçã

Fui desafiada pela Vanessa Damasceno do @canalvideosemgluten a fazer um prato principal usando maçã! Escolhi essa receita de costela com chutney de maçã e ficou uma delícia, gente!
Acompanhem a #DesafioNatalSemGlúten para ver os outros vídeos dessa super liga de blogueiras! E agora eu desafio a amiga Ana Monteiro Alimentos a fazer uma entrada usando pimenta rosa. Fiquem ligados!

Costelinha de porco assada com chutney de maçã

Ingredientes:

2 kg de costelinha de porco
Tempero a gosto (se for comprar a carne já temperada, certifique-se de que o tempero é seguro e sem contaminação cruzada).

Para o chutney de maçã:

1/2 cebola picada
2 xícaras de maçã gala em cubos bem pequenos (sem casca)
1/4 de xícara de suco limão
1/2 de xícara de vinho branco
2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de mascavo
2 colheres (sopa) de mostarda
Sal e pimenta moída na hora
Outros temperos: Eu usei cardamomo, cravo em pó, noz-moscada. Pode por canela em pó também!

Como que faz?

Como várias receitas de Natal, essa leva um bom tempo para ficar pronta. Deixe tudo pronto de véspera para não ficar apertado com o tempo!

Primeiro é preciso preparar a costelinha: tempere com sal, pimenta, alho, ervas  e suco de limão (caso já não tenha comprado ela pré-temperada). Coloque em uma vasília tampada e deixe na geladeira ate a hora do preparo. O ideal é deixar descansando por 12 horas ou mais.

A costela vai ao forno médio, com papel alumínio por cima, por pelo  menos 3 horas, para ficar bem macia. Se a receita for para a ceia, comece a assar a costela bem cedinho! Se for para o almoço, vale fazer na noite anterior.

Chutney de maçã: 

Leve ao fogo uma panela, coloque a manteiga e a cebola e refogue. Coloque a maçã e o açúcar mascavo e mexa por alguns minutos, acrescente o mel, o suco de limão, o vinho e a água.

Misture os ingredientes e tampe a panela, deixe cozinhar até começar a secar mexendo de vez em quando. A maçã deve ficar desmanchando, viu? Se achar necessário acrescente um pouco mais de água e cozinhe mais um pouco.

Quando a maçã estiver no ponto desejado coloque as especiarias, a mostarda, uma pitada de sal e pimenta. Cozinhe por mais alguns minutos até obter uma mistura pastosa, dourada e com poucos líquidos. É muito importante ir mexendo bastante para dar o ponto caramelado, viu? Não esqueça a maçã no fogo rsrsrs.

Depois que a carne tiver assado por pelo menos 2 horas e estiver completamente macia, soltando do osso, vire os ossos para baixo e cubra generosamente a superfície da carne com o chutney de maçã. Coloque de volta no forno e deixe por mais aproximadamente 30 minutos até que a cobertura e o molho do fundo da forma fiquem bem dourados, mas sem queimar.

Decore com alecrim, sirva e tenha um feliz e delicioso Natal!

Fotografia: Sílvia Espeschit

Receita original: Blog Mel e Alecrim

 

Deixe uma resposta